Política de Uso Aceitável (PUA) e Requisitos Técnicos do OpenCDN

Sobre o Conteúdo

1. O NIC.br não exerce inspeção e controle sobre o conteúdo das informações originadas, armazenadas, ou mesmo transmitidas através de suas infraestruturas de rede. Os participantes do OpenCDN são responsáveis por certificar-se que suas informações estejam de acordo com as leis, normas e regulamentações aplicáveis, e de acordo com esta Política de Uso Aceitável (PUA).

2. Por não controlar o conteúdo gerado pelos participantes, o NIC.br não se responsabiliza por ele. O NIC.br só pode ser responsabilizado por seu próprio conteúdo.

Geral

1. Os participantes do OpenCDN estão sujeitos também a PUA e à política de requisitos técnicos do IX.br.

2. Todos os participantes têm a responsabilidade de garantir que seus equipamentos de rede estejam bem configurados e funcionando de forma correta, segundo as boas práticas operacionais da comunidade técnica da Internet, em particular as práticas descritas em bcp.nic.br.

3. Os participantes devem informar ao OpenCDN seus prefixos de rede, bem como os prefixos de seus clientes de trânsito, a fim de que proteções adequadas sejam configurados. Os participantes têm a responsabilidade de informar qualquer prefixo adicional ou prefixo que não mais esteja sendo utilizado, a fim de que as proteções sejam atualizadas.

4. Os participantes comprometem-se a manter seus contatos técnicos e de abuse atualizados nas bases de dados do OpenCDN, do IX.br e do Registro.br.

5. O NIC.br reserva-se ao direito de modificar esta PUA, a qualquer momento e sem aviso prévio, sendo que será válido o documento que estiver disponível no sítio internet do IX.br (http://opencdn.nic.br/pt/pua). As provisões contidas nesta PUA não encerram as restrições de uso da infraestrutura de redes e serviços do NIC.br.

Acesso não autorizado ou tentativas maliciosas para comprometer a rede do OpenCDN

1. Nenhum serviço, sistema ou estrutura de rede do NIC.br pode ser utilizado para finalidades ilegais e/ou não éticas que violem quaisquer leis locais, estaduais, nacionais ou acordos internacionais.

2. Os participantes deverão tomar medidas razoáveis para prevenir o acesso não autorizado ou tentativas maliciosas para comprometer a rede do OpenCDN.

3. Os participantes não deverão divulgar informações a terceiros não autorizados, que venham a auxiliá- los a comprometer a rede do IX.br, incluindo informações confidenciais privilegiadas fornecidas aos participantes, assim como informações de uso geral, ainda não em domínio público, sobre o IX.br que possam ser úteis a terceiros não autorizados.

4. Violações de sistemas e segurança da rede são proibidas. O NIC.br se reserva o direito de divulgar os contatos dos participantes envolvidos em violações de segurança aos outros participantes, de forma a ajuda-los a resolver os incidentes de segurança. O NIC.br também irá cooperar com as investigações promovidas pelas autoridades legais.

5. Exemplos de violações de segurança de sistemas ou da rede:
a. Utilizar o OpenCDN para comprometer ou manipular recursos de sistemas ou de contas na infraestrutura do OpenCDN ou em outro local;
b. Uso ou distribuição de ferramentas projetadas para comprometer a segurança. Exemplos deste tipo de ferramentas são programas para o descobrimento de senhas, ferramentas de invasão ou ferramentas de sondagem (probes);
c. Acesso não autorizado a, ou uso de dados, de sistemas ou redes. Isto inclui qualquer tentativa de sondagem, varredura ou teste de vulnerabilidades de sistemas, redes ou falhas de segurança;
d. Monitoração não autorizada de dados ou tráfego em qualquer rede ou sistema sem a expressa autorização do proprietário do sistema ou da rede;
e. Forjar qualquer pacote TCP/IP ou cabeçalho de pacote ou qualquer parte da informação do cabeçalho em postagem via e-mail ou grupo de notícias;

6. O NIC.br se reserva o direito de desconectar todas as portas envolvidas em atividades maliciosas, e/ou varredura de portas.

Requisitos Técnicos

1. O participante na adesão será enquadrado em uma das seguintes categorias relativas ao consumo máximo de banda provisionado:

  • 100Mbps;
  • 500Mbps;
  • 1Gbps;
  • 10Gbps;
O participante tem o compromisso de informar no caso de previsão de uso de banda adicional (mudança de categoria). No caso de consumo de recursos acima do previsto, a equipe do OpenCDN poderá aplicar limites ou poderá desligar o participante.

2. Apenas quadros ethernet dos seguintes tipos são permitidos:

  • 0x8000 - IPv4
  • 0x0806 - ARP
  • 0x86dd - IPv6

3. Apenas um MAC por VLAN é permitido.

4. Não são permitidos protocolos de descoberta de vizinhança, como CDP, MNDP, etc

5. Não é permitido RA IPv6, nem DHCP IPv4